Blog

Características da manutenção preventiva

É um dos tipos de manutenção industrial planejada: ela é pensada e programada com antecedência, ao invés de esperar a quebra da máquina. O velho dito “prevenir é melhor que remediar” é muito verdadeiro nesse caso.

A manutenção industrial preventiva ajuda a manter uma alta disponibilidade dos equipamentos. Previne falhas, mantendo uma rotina de vistoria. Melhor do que depender sempre de manutenções corretivas, mas tem seus poréns.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA:

Antecipação ao problema: verificando o estado do equipamento, ela busca resolver falhas antes que elas parem a produção.
Trabalho programado: ela acontece em horários preestabelecidos. Assim a parada do equipamento pode ser feita em um momento que não prejudique a produção.
Mais controle sobre futuras manutenções: notando a deterioração do equipamento, pode-se programar reparos e trocas em tempo hábil, evitando a parada da produção.
Custo mais alto: as inspeções precisam ser regulares. E não deixam de tomar tempo – só tomam esse tempo em horários mais convenientes.
Trocas de peças desnecessárias: afim de seguir o cronograma e evitar falhas entre uma revisão e outra, componentes acabam sendo trocados antes de terminarem sua vida útil, gerando algum desperdício.

DICA: Duas palavras fundamentais – controle e planejamento. O controle vem do mapeamento e classificação dos equipamentos e componentes, sobretudo os mais críticos à produção. E também documentando o histórico de funcionamento e os períodos de falhas.

Para o planejamento vale relacionar os recursos materiais, bem como o pessoal disponível conforme níveis de especialidade. Finalmente tenha procedimentos definidos para cada maquinário e processo produtivo.